terça-feira, 30 de junho de 2009

História para trabalhar no Projeto Higiene e Saúde


Olá, Boa Noite!!! Estou postando uma história da Coleção Fantasia dos Dentinhos, O Sorriso de Aninha, está historinha é legal porque ensina as crianças escovar os dentes da forma correta, as outras são ótimas também, cada uma trata de um assunto diferente, na última imagem tem os nomes das outras histórias.














Clique na imagem para ler e copiar para o seu pc.


Coleção Fantasia dos Dentinhos - Patricia Amorim - Edições Sabida.

Logo vou colocar esta história para downloud e mais alguns títulos da coleção.
Tchau!!! Zélia....

domingo, 28 de junho de 2009

Indicação de site de imagens e gifs


Achei este site com imagens, gifs e outras coisinhas lindas para nós blogueiras, legal, visite!!!


Tenha uma ótima semana, beijos, Zélia.























Estas imagens são do site Anime seu Espaço, clique no link abaixo, que tem muito mais!!!

Mais Algumas atividades para trabalhar com o nome da criança


MAIS ALGUMAS SUGESTÕES PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES PERMANENTES COM NOME PRÓPRIO.








Antes de iniciar estas atividades é melhor deixá-los manipular o alfabeto móvel para formar o nome próprio, o da professora, e dos amigos, com o crachá para consulta. Só depois passar para as atividades escritas.



Esta atividade é igual a outra postada anteriormente, ela é ótima para que a criança perceba que pode escrever de várias formas o nome dela, sem que altere o significado do mesmo.















Fonte:Coleção Dia-a-Dia do Professor - Pré - Escolar - Editora FAPI.


As imagens não estão muito boas, acho que é o meu scanner. Tchau... Zélia.




sábado, 27 de junho de 2009

Mais selinhos de presente.


Ganhei mais 2 Selinhos das minhas amigas blogueiras, é muito bom saber que o Brincando com Cores está fazendo parte dos Blogs Educacionais que circulam na net, nós educadoras brasileiras temos muito valor, e estamos mostrando isso todos os dias, à cada postagem. Obrigada!!!!!!!




Este Selo eu ganhei da Lisa do Blog Espaço Educar, que é um espaço maravilhoso, que atende muitos professores com atividades diversas, projetos, literatura infantil e tantos outros materiais didáticos. Parabéns Lisa pelo Blog e pela disposição que você tem em ajudar seus colegas educadores. Visitem é só clicar:










Este Selo eu ganhei da Daniele do Blog Jardim da Tia Dani, é um blog lindo, com muitas sugestões de atividades e artigos interessantes. Eu vou passar sempre por lá para ver as novidades. Clique no linke abaixo e conheça o espaço da Dani.



Outras atividades para trabalhar com o nome da criança.

Atividades com Nomes.

Depois de realizar algumas vezes as atividades permanentes postadas abaixo, pode-se também trabalhar com outras atividades, existem muitas sugestões circulando nos blogs, mas minha escola tem esta coleção, que eu acho muito boa, tanto para o pré como para o 1º ano então, resolvi postar algumas atividades para vocês.










Esta atividade pode ser trabalhada na forma de agenda, com o nome, endereço e telefone dos amigos da sala, além de estar trabalhando os nomes da sala, também o alfabeto e a ordem do mesmo estarão sendo trabalhados durante toda a confecção da agenda. Esta atividade pode ser desenvolvida durante algumas semanas, realizando com eles cada parte, a capa, os nomes, os pedidos de endereço e telefones. Eles vão gostar muito de levá-la para casa.















No início do ano passei esta atividade para meus alunos e alguns deles tiveram um pouco de
dificuldade para executá-la, principalmente no sentido da escrita, alguns escreveram as letras de trás para frente. Este tipo de atividade precisa ser trabalhada com os alunos outras vezes, sempre orientando sobre o sentido da escrita, mostrando fotos, propagandas de revistas ou rótulos com letras escritas em sentidos diferentes.







Estas atividades foram retiradas da Coleção A Nova Pré Escola - Projetos Diários - Marisa Barreto - Editora Bolsa Nacional do Livro.

Alfabetização - Nome Próprio


Olá, boa tarde, deixo aqui uma matéria da Nova Escola para você, uma atividade permanente para trabalhar com os nomes das crianças, aproveite.
Alfabetização - Uso do Nome Próprio.



De acordo com a Revista Nova Escola, o uso do nome próprio deve ser o ponto de partida para que ocorra a alfabetização na pré-escola (ou no 1º ano do Ensino Fundamental, minha opinião).

".... O trabalho, apoiado nas descobertas da psicogênese (o estudo da origem e do desenvolvimento da escrita) , usa o nome próprio como ponto de referência para que as crianças confrontem suas ideias sobre a língua escrita. além de identificar as pessoas e ser a palavra mais conhecida pelos pequenos, o nome é um modelo que fornece informações a criança sobre as letras e sua quantidade, variedade, posição e ordem, diz a educadora argentina Ana Teberosky no livro Psicopedagogia da Linguagem Escrita. Dominar o próprio nome, o dos colegas e o dos familiares é abrir caminho para conhecer o alfabeto completo.

Uma das atividades mais eficientes é o uso de listas. Mas, para que elas contribuam para o aprendizado, é preciso que levem as crianças a comparar e relacionar a escrita de seu nome com a dos colegas. Há várias formas desafiadoras de fazer isso: procurar o próprio nome na hora da chamada, encontrar os aniversariantes do mês, separar nomes de meninas de meninos".


A consultoria do Programa Além das Letras do Instítuto Avisa Lá organizou uma atividade permanente para a revista, que postarei abaixo, ela é destinada para a pré-escola, mas acredito que pode ser trabalhada no 1ºano, pois para mim é o momento certo de inserir a criança em atividades alfabetizadoras, mesmo assim, de forma lúdica, de forma tranquila, sem cobranças exageradas.


Atividade Permanente: Hora da Chamada


Objetivos:


  • Realizar a leitura do próprio nome e de alguns colegas.

  • Reconhecer a letras.

  • Escrever o próprio nome.

Ano: Pré-Escola


Tempo Estimado: Até que todos aprendam a escrever seu nome e reconhecer o dos colegas.


Material Necessário: Caixa de sapato, cartaz de pregas, fichas com nomes das crianças, alfabeto (com letras maiúsculas e de fôrma) e letras móveis.


Desenvolvimento:



  • 1ª etapa: Coloque as fichas com os nomes na caixa. Organize os pequenos em roda e explique que são os nomes deles que estão nas fichas. Lance o desafio: "Vamos descobrir quem veio e quem não veio?" Pegue uma ficha e incentive-os a ler. Quando o nome for identificado, a criança prega a plaquinha no cartaz.

  • 2ª etapa: Incentive as crianças a arriscar a primeira letra. Avance para as outras usando como referência o nome de outros colegas. Por exemplo, se na ficha estiver grafado "Amanda", conduza a discussão indicando que a palavra começa com o mesmo A de "Ana" e de "Amélia".

  • 3ª etapa: Utilize estratégias para diversificar a atividade. Para alguns nomes terminados em A e O, revele a última letra e pergunte: "É de menino ou de menina?" Para nomes parecidos - Rodrigo e Rogério, por exemplo, revele as duas primeiras letras e vá explorando as diferenças no resto da palavra. Em outros, como Maria e Mariana, é possível ainda comparar os diferentes tamanhos dos dois.

  • 4ª etapa: Após a leitura, distribua a cada um a ficha com seu nome. Peça que todos reproduzam o que está escrito com o alfabeto móvel. O processo deve ser auxiliado com questionamentos: "Tem certeza de que é essa letra?" ou "A letra está do "lado" correto?" Observe as crianças que não precisam mais do modelo na hora de escrever.

  • 5ª etapa: Proponha que as crianças escrevam o próprio nome em seus desenhos e outras atividades. Sempre que houver confusões entre letras parecidas (o S e o Z, por exemplo), oriente os pequenos a consultar o alfabeto fixo acima do quadro para tirar dúvidas.

  • Avaliação: Durante toda a atividade, observe as muitas tentativas de escrita.Contemple a diversidade da classe.Para estimular quem já aprendeu a escrever o nome, proponha que passe para o nome de um colega - com ou sem o auxílio das fichas, dependendo do caso.

Fonte: Revista Nova Escola nº 216, outubro/2008.


************************************

Com o surgimento do EVA que veio para facilitar a vidas das professoras, podemos mudar os materiais sugeridos, mas as propostas de atividades são muito boas. Tenho outras atividades que vou deixar aqui depois, tchau e até mais, Zélia.

BOA NOITE DE SÁBADO!!!!!!!

Selinhos recebidos das amigas blogueiras

Ganhei mais 2 Selinhos de 2 Blogs Amigos, fico muito feliz pelo carinho e reconhecimento e convido todos que me visitam a dar uma passadinha nos blogs delas, o endereço está em evidencia, para conhecer o conteúdo, garanto que vale a pena, beijos!!!!!


Este Selinho eu ganhei da Aline do Blog Cantinho das Sugestões, que está de roupa nova( novo template), e ficou maravilhoso!!! Obrigada Aline pelo carinho e Parabéns pelo novo Blog, ele ficou lindo!!!!!





########################################

Recebi este lindo Selinho da Lú do Blog Mundinho da Criança, agradeço muito pelo seu carinho Lú e o seu Blog também está de Parabéns, ele é lindo!!!!!!!


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fui uma adolescente que amava ouvir e dançar as músicas do Michael Jackson.


EU OUVI E DANCEI MUITO AS MÚSICAS DO MICHAEL....E DAÍ....

Oi!! só vim aqui conversar um pouco, acho que fique chateada com a morte do Michael Jackson, estranho né, mas ele fez parte da minha adolescência, dancei, e curti um monte as músicas dele. Não era fã do Homem, mas gostava muito do artista, do cantor, da sua dança, das músicas....

Como pessoa, não foi um exemplo, infelizmente não sabemos ao certo, o que é boato e o que é verdade, pois sua vida era um mistério, cercado de escândalos criados pela mídia, e até mesmo por ele que viveu um personagem e se perdeu em meio a tudo isto.

Eu me senti assim quando o Elvis morreu, eu era menina, e me lembro que falou no Jornal Nacional e eu fiquei tão chocada que não consegui nem assistir mais TV.

Nós nos apegamos em pessoas que não conhecemos, não convivemos, geralmente são famosos, outras não. Mas de alguma forma eles representam alguma coisa para nós, algo que gostaríamos de fazer ou ser e não poderíamos.

Bem, é aí que precisamos saber separar o artista do homem, porque todo o talento e dinheiro que ele tinha e tantos outros talentos entre eles, brasileiros como: Cazuza, Elis, Maisa, Tim Maia e outros, não sabiam administrar isto na vida deles. Eles tinham o que a maioria dos brasileiros querem, dinheiro, fama, talento, sucesso, mas não eram felizes, e de alguma forma isto os levou à morte precocemente.

A televisão não fala de outra coisa, vai ser assim por alguns dias, depois aparece outro assunto mais interessante ou talvez nem tanto, mas "do momento" e o foco muda, a vida é assim mesmo, tudo passa......

Falei quer dizer, escrevi bastante, vou parando por aqui...

Tchau e abraços, Zélia.

Algumas Atividades de Matemática


Oi!!!, estou deixando três atividades de adição que podem ser trabalhadas em projetos, ou de alguma forma contextualizadas com histórias, fica aí a sugestão.Beijos


Antes de dar está atividade para os alunos o ideal é entregar o jogo de dominó para eles, ensinar o jogo e as regras e deixá-los brincar livremente, e um segundo momento trabalhar oralmente ,e com as pedrinhas do jogo, algumas situações de adição. Só depois disto entregar a folha xerocada para que eles façam as operações imitando as pedrinhas do jogo de dominó.
Está atividade está um pouco feia porque fiz montagem, os traços das operações estavam muito longe dos números e podiam confundir as crianças, eu cortei e colei novamente e ficou feinho....




Está atividade foi realizada no Projeto Alimentação, falando da importância das frutas na nossa alimentação. A vantagem de se trabalhar com projetos é essa, envolver várias disciplinas em um único conteúdo.


O mesmo pode ser feito com essa atividade, ou ela pode ser trabalhada em um Projeto sobre os Animais ou após uma história, mas sempre contextualizada, nunca solta sem nenhum sentido para a criança.Eu reservo um ou dois dias na semana para trabalhar com atividades de matemática, e percebo que as crianças gostam muito, nas primeiras atividades realizadas, elas tiveram um pouco de dificuldade, mas depois que elas entenderam o conceito da adição, passaram a ter mais autonomia e após fazermos a leitura da atividade elas começam a realiza-la imediatamente
Tchau, amanhã é sexta-feira, que bom!!!! Estou cansada, está semana foi muito cansativa, estou precisando de férias!!!! Elas estão chegando, eu e as crianças estamos ansiosas.