domingo, 21 de junho de 2009

Era uma vez... Sebastião e Danilo

Olá, e o final de semana, foi ótimo? Como é bom relaxar, não é? Amanhã é 2ª feira, vamos recomeçar Graças a Deus!

Achei este conto na revista Nova Escola, na seção Era uma vez, gostei muito, achei divertido e leve, é uma ótima opção de leitura para a meninada na Hora do Conto. Depois pode-se fazer com eles uma brincadeira de mímica, com o som dos personagens da história, os animais.No blog Espaço Educar tem o CD com o som dos animais para download. Aproveite e faça uma visita neste espaço, tem muito material pedagógico para você lá, é uma blog maravilhoso para os professores.

www.espacoeducar-lisa.blogspot.com









Conto: Sebastião e Danilo

Sebastião era um sapo. Danilo era um grilo . Simples assim. Enquanto no resto do mundo o resto dos sapos comiam os grilos e os grilos fugiam dos sapos, os dois viviam muito bem, obrigado, e eram felizes.
A verdade é que Sebastião e Danilo eram amigos com muitas coisas em comum. Os dois viviam saltando. Os dois adoravam plantas de folhas largas. Os dois viviam na beira da mesma lagoa. Os dois adoravam cantar à noite.

Aliás, foi essa história de soltas a voz que fez os dois ficarem famosos.
Em noite de lua clara, vinha a bicharada toda para ouvir a cantoria. A coruja lá no alto da árvore, os peixinhos dentro da lagoa. Os bois bem grandes e fortes, os mosquitinhos pequenininhos. A lesma bem devagar e os coelhinhos correndo, correndo.
Só que o sucesso era tanto que logo começou a confusão. Teve uma noite em que as libélulas, apaixonadas pelo grilo, começaram a gritar: "Danilo! Danilo! Danilo!"
Os jacarés, que eram fãs do sapo, ficaram com muita raiva daquilo e logo puxaram o coro: "Sebastião! Sebastião! Sebastião!"
A coisa foi esquentando e logo os bichos estavam divididos. Meio a meio, um tanto de cada lado. De uma hora pra outra começou a briga.
Era pena voando daqui, água espirrando dali, miados, mugidos, piados, latidos, rosnados, tudo numa bagunça tão grande que ninguém escutava mais a música.
No meio daquilo tudo, Sebastião e Danilo saíram de mansinho e nunca mais voltaram àquela lagoa, para tristeza da bicharada.
Mas se você for com cuidado, sem fazer nenhum barulho, em um certo brejo não muito longe dali, vai ouvir bem baixinho, quase um sussurro, a música mais bonita daquela região. Sem público, nem confusão, os dois continuam juntos, amigos, uma dupla de verdade. Cantando sempre, só mesmo porque cantar é muito bom.


Autor: Maurilo Andreas, redator publicitário e criador do blog Pastelzinho

www.pastelzinho.blogspot.com

Revista Nova Escola nº217 novembro/2008


Legal, vou ler o conto da dupla cantora para os meus alunos está semana. Tchau, Zélia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe uma mensagem para mim, comente sobre as postagens, ficarei feliz com as suas sugestões, elogios e críticas construtivas, beijos e até mais, Zélia.