sábado, 13 de junho de 2009

Parlendas para trabalhar com a Sequência Didática: Leitura para aprender.


PARLENDAS.... MUITAS PARLENDAS!!!!!

Essas parlendas são lindas e as crianças gostam muito, são fáceis para decorar e para trabalhar na sequência didática. Depois que você ler com eles no quadro, escreva o texto em cartolina e cole nas paredes da sala, todos os dias leia com eles. Faça votação da parlenda que eles mais gostam, qual eles querem ler, enfim,existem mil maneiras de trabalhar estes textos maravilhosos. Aproveitem!!!!



Parlenda:


Dedo mindinho,
Seu vizinho,

Pai-de-todos,
Fura-bolo
Mata-piolho.









Parlenda:Era uma bruxa


Era uma bruxa
À meia-noite
Em um castelo mal-assombrado
Com uma faca na mão
Passando manteiga no pão
Passando manteiga no pão.




Parlenda:
Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem
- Seu lobo es
tá pronto?
- Não, ele está tomando banho.
- Não, ele está comendo.
- Não, ele está dormindo.
- Tá!







Parlenda:
Com quem você
Pretende se casarLoiro, moreno,
Careca, cabeludo,

Soldado ou ladrão
Qual é a letra do seu coração?
A, B, C, D......










Parlenda:

Meio dia,
Macaco assobia
Panela no fogo
Barriga vazia.






Parlenda:

O rei mandou me chamar
Pra casar com sua filha
Só de dote ele me dava
Europa, França e Bahia.
Me lembrei do meu ranchinho
Da roça, do meu feijão
O rei mandou me chamar
Ó seu rei, não quero, não.




Parlenda:

Um homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores

Dá uma voltinha,
Senhoras e senhores
Pulem de um pé só,
Senhoras e senhores
Põe a mão no chão,

E vai ... pro olho ... da rua!




Parlenda:
Quem cochichaO rabo espicha
Come pão
Com lagartixa
Quem escuta
O rabo encurta
Quem reclama
O rabo inflama
Come pão
Com taturana.





Parlenda:

Pisei na pedrinha
A pedrinha rolou Pisque pro mocinho Mocinho gostou
Contei pra mamãe
Mamãe nem ligou
Contei pro papai
Chinelo cantou.





Parlenda:

O tempo perguntou para o tempo:
Quanto tempo o tempo tem?
O tempo respondeu para o tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Que nem o tempo poderá dizer
Quanto tempo o tempo tem
.


Fonte: Quem Canta Seus Males Espanta 2 - Mais músicas, parlendas, advinhas e trava-línguas . Editora Caramelo

Na próxima postagem vou colocar cantigas de roda para trabalhar com as sequências didáticas, beijos e até mais. Zélia!!!
Vou aproveitar o feriado, e acrescentar mais "coisinhas que eu gosto" no meu blog!!!!

Um comentário:

  1. Adorei a iniciativa. Que saudades da infância...
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Olá, deixe uma mensagem para mim, comente sobre as postagens, ficarei feliz com as suas sugestões, elogios e críticas construtivas, beijos e até mais, Zélia.