sábado, 13 de junho de 2009

Cantigas para trabalhar com a Sequência Didática: Ler para aprender.

CANTIGAS PARA TRABALHAR COM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Selecionei entre tantas cantigas de roda, estas para vocês. Espero que gostem e que sejam úteis.





Música: Meu Pintinho Amarelinho

Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão.

Quando quer comer bichinho
Com seus pezinho ele cisca o chão.

Ele bate as asas
Ele faz piu, piu
Mas tem muito medo é do gavião.







Música: A Janelinha

A janelinha fecha
Quando está chovendo
A janelinha abre
Se o sol está aparecendo.

Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou

Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.





Música: O Jipe

O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
Consertamos com chiclete.






Música: Sapo Cururu

Sapo Cururu
Na beira do rio
Quando o sapo grita
, ó maninha!
É que esta com frio.
A mulher do sapo
É que está lá dentro
Fazendo
rendinha, ó maninha!
Pro seu casamento.







Música: Barata


Eu vi uma barata
Na careca do vovô
Assim que ela me viu
Bateu asas e voou
Seu Joaquim, quirim quim
Da perna torta ta ta ta
Dançando conga, ga ga
Com a Maricota, ta ta.





Música: Borboletinha

Borboletinha
Tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para a madrinha
Poti, poti
Perna de pau
Olho de vidro
E nariz de pica-pau
Pau-pau.





Música: Cachorrinho está latindo.

Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal
Cala a boca cachorrinho
Deixa o meu benzinho em paz
Crio lê lê
Criô lê lê lá lá
Criô lê lê
Não sou eu quem caio lá.





Música: Motorista

Motorista, motorista
Olha a pista
Olha a pista
Não é de salsicha
Não é de salsicha
Não é não
Não é não

Motorista, motorista
Olha o poste
Olha o poste
Não é de borracha

Não é de borracha
Não é não
Não é não.




Música: Casinha

Fui morar numa casinha-nha
Infestada-da de cupim-pim-pim
Saiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa-xa
Olhou pra mim

Olhou pra mim
Olhou pra mim
E fez assim:
Smack... Smack....




As cantigas fazem parte da nossa infância e é nosso dever como educadores preservá-las, incentivando nossas crianças a cantá-las, brincarem com elas. Elas não devem servir apenas para alfabetizar, as cantigas devem fazer parte do cotidiano da sala de aula. E por isso, por ser um texto memorizado, é que elas podem servir como textos auxiliares para alfabetização.
O lúdico deve estar presente nesta fase da criança, a alfabetização deve ser vista, como algo prazeroso por ela, e não com exercícios cansativos e repetitivos de cópias e sem significado para a criança. No decorrer do processos de alfabetização os erros vão sendo corrigidos, mas no início o mais importante é a criança ter o prazer em aprender a ler e a escrever.

TCHAU!!!! ATÉ MAIS...... ZÉLIA.

Fonte das cantigas: Quem Canta Seus Males Espanta 1 e 2 - Editora Caramelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe uma mensagem para mim, comente sobre as postagens, ficarei feliz com as suas sugestões, elogios e críticas construtivas, beijos e até mais, Zélia.