Olá! Esse é um plano de aula que achei no Portal do professor para trabalhar com diversidade cultural, ótimas atividades, vale a pena conferir.
Brincadeiras
Indígenas
Plano de Aula
Tema: Cultura indígena.
Brinquedos e brincadeiras.
Objetivos:
·
Brinquedos e brincadeiras indígenas
·
Conhecer e valorizar as brincadeiras de origem indígena.
·
Compreender e respeitar as regras das brincadeiras.
·
Confeccionar brinquedos.
·
Ler e interpretar textos e imagens.
Duração das
atividades: 2 aulas
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e
recursos da aula
ATIVIDADE 1
Professor inicie uma conversa com os
alunos sobre as suas brincadeiras preferidas. Após esse momento, apresente
imagens de crianças indígenas brincando. É importante nesse momento explicar
para os alunos que as nossas brincadeiras fazem parte de uma herança cultural;
aproveite para exemplificar apresentando as brincadeiras das crianças
indígenas. Professor organize uma apresentação de crianças indígenas brincando
para os alunos apreciarem. Durante a conversa e apreciação das imagens chame a
atenção dos alunos destacando as semelhanças com as suas brincadeiras, os
elementos que as crianças indígenas costumam usar para brincar e os lugares
aonde as elas brincam.
ATIVIDADE 2:
Professor por meio de uma apreciação de vídeo as crianças poderão
comparar suas brincadeiras com as das crianças indígenas. Após a exibição
do vídeo, explore oralmente os conhecimentos que as crianças possuem sobre
as brincadeiras que aparecem no vídeo, com as seguintes perguntas:
1. Quem já conhecia,
brincou algumas dessas brincadeiras?
2. Como as crianças
brincam individualmente ou em grupo?
3. Quais são as
regras?
4. É preciso
confeccionar algum brinquedo para se brincar?
5. Onde poderemos
realizar a brincadeira?
Sugestão de vídeos:
ATIVIDADE 3
Professor organize a leitura de textos e imagens sobre as brincadeiras de origem indígena. Cada grupo recebe um texto para fazer a leitura com as regras de uma brincadeira. As crianças deverão ler as regras das brincadeiras e discutir entre elas, para que possam compreender e respeitar as regras, ao realizar as brincadeiras posteriormente. Em seguida, os componentes do grupo irão apresentar a brincadeira para os demais grupos. Sugestão de cartões:
Jogo de gavião:
Todas as crianças, meninos e
meninas, formam uma grande fila, cada um agarrando o corpo do colega da frente
com as mãos. A brincadeira pode começar com a criança mais alta do grupo,
representando o gavião. Este se posta à frente da fila e grita piu. Esse som
representa a chamada do Gavião que quer dizer “estou com fome”. O primeiro
jogador da fila estende a perna direita depois a esquerda para a frente e
pergunta: quer isso? O gavião responde negativamente, repetindo a brincadeira
com cada jogador até chegar à última criança. A está o gavião diz sim e parte
para sua perseguição, correndo para qualquer lado da fila. Os demais jogadores
tentam impedir que o gavião pegue o último da fila, contorcendo a “corrente”
para a esquerda e para direita. Nesse momento os menores acabam caindo no chão,
criando um grande alvoroço. Se o gavião conseguir atingir o seu objetivo, volta
a seu posto para fazer uma nova tentativa. Quando conseguir pegar a presa,
leva-a para um lugar escolhido como seu ninho, prosseguindo o jogo até que o
último da fila tenha sido pego.
Sugestão de Algumas
Brincadeiras:
SOL E LUA - üacü rü tawemüc’ü
Essa brincadeira também é conhecida
em outras localidades com outros nomes como PASSARÁ DE BOMBARÉ. Crianças
dispostas em coluna por um, segurando na cintura do que está à frente. Duas
outras crianças, representando o SOL E A LUA, fazem uma "ponte",
mantendo as mãos dadas acima. Cantando, as crianças passam sob a ponte várias
vezes. Numa das vezes o Sol e a Lua prendem o último ou os dois últimos.
Perguntam-lhe para que lado querem ir. A criança escolhe e vai colocar-se atrás
do Sol ou da Lua. E assim continuam até terminar. Quando todas as crianças
passam, têm-se dois partidos. A duplas mantém os braços dados, e todos
mantêm-se segurando na cintura do colega da frente. Vão puxar-se, para ver que
partido ganhará. Ganhará aquele grupo que conseguir "puxar" o outro.
E puxam várias vezes, marcando ponto para quem consegue derrubar ou
desarticular o outro partido. Nesse jogo vê-se não somente o uso da força.
Surge a questão do poder de decisão, que é colocado em evidência. É dada à
criança a opção de escolha do partido ao qual quer pertencer. Além disso é
também trabalhada a noção de equipe, de conjunto, pois é todo um partido
fazendo força para puxar o outro partido.
CABAS – Mãe
As crianças são divididas em
dois grupos: um de roçadores e outro que representa as cabas. Essas sentam-se
frente à frente numa pequena roda, cada uma segurando na parte de cima da mão
do outro, como se fosse o ninho de cabas. Cantam e balançam as mãos para cima e
para baixo. Os roçadores fazem movimentos com os braços, como se estivessem roçando
sua plantação até chegar próximo ao ninho de caba. Um deles, sem perceber bate
no ninho e as cabas saem a voar e a picar os roçadores. É um salve-se quem
puder.As cabas ou marimbondos são insetos muito comuns nas matas.
GAVIÃO E GALINHA - O’ta i inyu
Uma criança mais forte é escolhida
para ser o gavião, ave forte e comedora de pintinhos. Outra criança representa
a galinha, que fica de braços abertos, tendo atrás de si todos os seus
pintinhos. O gavião corre para tentar comer um dos pintos, mas só pode pegar o
último. A galinha tenta evitar dando voltas e mais voltas, impedindo que o
gavião pegue seu pintinho. O gavião só pode pegar o pinto pelo lado. Não pode
tocar por cima. Quando ele consegue, come o pintinho, ou seja, a criança fica
de fora da brincadeira. Algumas vezes a criança passa a ser também gavião. Essa
é uma brincadeira comum entre as crianças. Quase todos conhecem. Em outra
localidade pode até mudar de nome, mas sempre há a figura do gavião como aquela
fera que vem para comer os pequenos animais que não podem se defender.
MELANCIA – Woratchia
Crianças representam as melancias,
ficando agachadas, em posição grupada, com a cabeça baixa, espalhadas pelo
terreno. Existe o dono da plantação de melancias, que fica cuidando, com dois
cachorros. Existe outro grupo, que representa os ladrões. Os ladrões vêm
devagar, e experimentam as melancias para saber quais estão no ponto de
colheita, batendo com os dedos na cabeça das crianças. Quando encontram uma
melancia boa, enfiam-lhe um saco, e saem correndo com ela. É aí que o cachorro
corre atrás do ladrão para evitar o roubo.
VIDA
Jogo de bola semelhante à
"queimada". Dois partidos, em seus campos. Uma criança lança a bola e
tenta acertar em alguém do outro partido. Se conseguir acertar e a bola cair no
solo, a criança "queimada" sai do jogo.
CURUPIRA
Uma criança fica com os olhos vendados.
A outra vem e faz com que aquela dê três voltas girando. Depois, ela pergunta:
"que tu perdeste"? E ela responde "perdi uma agulha; perdi um
terçado; E todas as crianças fazem suas perguntas. Quando chega a vez da última
criança, esta pergunta-lhe o que o Curupira quer comer. Quando o curupira tira
a venda e vê que não tem a comida que ele pediu, sai correndo atrás das
crianças e todos saem em disparada para não serem apanhados. Quem for apanhado
passa a ser presa do curupira ou vai desempenhar o seu papel.
Disponível em: http://www.motricidade.com/index.php?option=com_content&view=article&id=135:brincadeiras-e-jogos-da-crianca-indigena-da-amazonia-algumas-brincadeiras-da-crianca-tikuna&catid=48:docencia&Itemid=90
acesso em 26 de agosto de 2010.
JOGO DA ONÇA
Este jogo é jogado no chão, com o
tabuleiro traçado na areia. No lugar de peças, os índios utilizam pedras. Uma
pedra representa a onça e outras 14, bem parecidas, representam os cachorros.
Ele é jogado por dois jogadores. Um deles atua como onça, com o objetivo de
capturar os cachorros do adversário. A captura é feita como no jogo de damas. O
jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e
deixá-la sem possibilidade de movimentação.
Disponível em: http://criancas.uol.com.br/novidades/ult2367u73.jhtm.
Acesso em 26 de agosto de 2010.
ATIVIDADE 4
Professor aproveite para apresentar
as crianças a diversidade dos brinquedos que os povos indígenas usam.
Comente com a turma que as crianças indígenas usam materiais da natureza para
confeccionar seus brinquedos. Proponha a confecção de brinquedos indígenas
usando material natural ou reciclável. Um brinquedo que é bastante comum no
universo das crianças é a peteca, proponha a confecção de uma peteca e a
pesquisa de informações sobre como se brinca de peteca. As crianças irão ler as
informações e destacar as variações da brincadeira da peteca. Em outro momento
organize um campeonato de peteca com os alunos.
Material para confecção da Peteca:
Para confeccionar a peteca escolha
alguns materiais de fácil acesso em sua escola/cidade. Pode-se usar folha de
jornal, papel celofane de cores diversas, tecido, barbante, fita, penas
coloridas, folhas secas grandes, areia, pedras pequenas, sementes, canudos, EVA
etc. Após a escolha do material inicie a confecção da peteca. Recorte em círculo
o papel ou tecido ou outro material para fazer a parte debaixo, coloque no meio
areia ou pedra ou outro e encaixe as penas ou outro material em pé. Depois,
segure a parte de cima e prenda com barbante ou outro.
Outra sugestão:
Recursos Complementares
DICAS DE LIVROS
*O Jogo da Onça e Outras Brincadeiras Indígenas. Antônio Barreto,
Mauricio de Araújo Lima. *PANDA BOOKS.
*Coisas de Índio. Daniel Munduruku.Callis.
Avaliação
Observar se os alunos:
Valorizam as brincadeiras de origem indígena.
Compreendem e respeitam as regras das brincadeiras.
Ler e interpreta imagens.
Fonte: Portal do professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22766http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22766
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