sábado, 8 de maio de 2010

FELIZ DIAS DAS MÃES


Aniversário do meu filho VITOR!



HOJE É O ANIVERSÁRIO DO MEU FILHOTE VITOR.
HOJE FAZ 14 ANOS QUE DEUS ME DEU ESTE LINDO MENINO, EU SÓ TENHO QUE AGRADECER PELOS MEUS 2 FILHOS MARAVILHOSOS . QUE DEUS ESTEJA PRESENTE SEMPRE NA VIDA DELES.

Avaliação 1° ano com o tema: Índios- Parte I


AVALIAÇÃO- 1° ANO - 1° BIMESTRE - TEMA: ÍNDIOS
PARA OS ALUNOS SILÁBICOS-ALFABÉTICOS E ALFABÉTICOS.

Esta avaliação eu montei para os alunos silábicos-alfabéticos e alfabéticos. Nós três (professoras do 1°ano), resolvemos aplicar duas avaliações diferentes para nossos alunos, pois os níveis estão muitos diferenciados e não seria uma avaliação "justa" aplicar a mesma para todos os alunos. Outro dia, posto a avaliação elaborada para os alunos silábicos e pré-silábicos, apesar que só temos poucos alunos pré-silábicos, a maioria está silábico.



Texto fatiado: nesta atividade alguns alunos tiveram um pouco de dificuldade para entender o processo, mas a maioria realizou com sucesso.



Nesta atividade eles escreveram os nomes das figuras, nos dias anteriores eu já havia trabalhado o tema os índios e seus hábitos, li livros e um artigo que retirei da Internet sobre as crianças indígenas, muito legal, as leituras, eles ficaram muito interessados, e no momento da leitura frisei que o texto era informativo, pois falava sobre os índios, sua comunidade, hábitos e tradições.





Esta costumo trabalhar muito em sala de aula, sempre que fazemos listas de palavras, realizamos este trabalho, quantas letras, quantas vezes abrimos a boca. É uma atividade importante para o aluno que está silábico ou silábico-alfabético, perceber a diferença entre letras e sílabas ao formar uma palavra.



Esta foi um auto-ditado diferente, primeiramente pedi que eles escrevessem o nome dos desenhos e depois procurassem no caça-palavras, alguns alunos que escreveram ortograficamente errado, perceberam, apagaram e corrigiram o "erro". Outros não perceberam o "erro", acharam a palavra e mantiveram a escrita do desenho.



O bichinho de estimação do indiozinho é TARTARUGA.




segunda-feira, 19 de abril de 2010

NOVO! Comunidade Brincando com Cores

Olá amigo visitante, hoje venho falar de uma novidade que meu filho Vitor resolveu criar, uma comunidade para nosso blog, onde podemos nos reunir para trocar ideias, atividades, e fazer amizades. Adicione agora em seu ORKUT!!!



http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100875249&refresh=1
Beijos, Zélia :)

domingo, 18 de abril de 2010

Atividades - Dia do Índio



Boa noite! Está terminando o domingo e a segunda-feira nos espera, amanhã é "comemorado" o Dia do Índio, não sei porque tem um dia para isto, deve ser sentimento de culpa, mas pelo menos fica determinado um e nele nós educadores geralmente falamos com nossos alunos sobre a vida dos índios, seus costumes e tradições.
Deveríamos também falar para eles sobre todas as injustiças que foram e ainda são cometidas contra o povo indígena.
Com os meus pequenos estudantes, falo sobre o que é de praxe e também que os primeiros e verdadeiros habitantes do Brasil são os indígenas, também costumo mencionar sobre o preconceito que nós os "brancos" temos com este povo.
Deixo aqui algumas atividades que achei na net para você.
Uma ótima semana para você e até mais.... Zélia.



terça-feira, 13 de abril de 2010

Músicas Folclóricas Brasileira Volume 3


No ano passado, deixei para download os cds 1 e 2 Músicas Folclóricas, e foi um sucesso, já era para ter deixado este também, mas a falta de tempo e o esquecimento.... Hoje pedi para o Vitor, meu filhote lindo, e ele postou para mim o livro do Helmer e o cd, ainda bem que ele estava inspirado.....


Demorei para aparecer, mas tá aí para você dois ótimos recursos para você trabalhar com seus alunos, aproveite e deixe um recadinho, beijinhos....


Faixas CD Músicas Folclóricas Brasileiras Volume 3






O Meu Boi Morreu
A Carrocinha
Roda Pião!
Carneirinho, Carneirão
A Moda das Tais Anquinhas
Vamos Maninha
Senhora Dona Sancha
Ai, Eu Entrei na Roda
Onde Está A Margarida?
De Abóbora Faz Melão
O Trem de Ferro
Passa, Passa, Gavião
A Mão Direita




História: ELMER - O ELEFANTE XADREZ



Trabalho com todas as letras do alfabeto ao mesmo tempo através de textos, mas depois vou sistematizando a escrita das letras separadamente, procuro sempre trabalhar com um tema, história ou música. Está semana estou sistematizando a escrita da letra "E", e resolvi passar para os meus alunos a história Elmer - O Elefante Xadrez. Esta é uma linda história que você pode abordar os temas as diferenças e a amizade, e fazer um trabalho legal com a meninada. Passei a história no power point e estou deixando aqui para download.



Espero que seja útil para você, até mais, Tchau, Zélia :)

domingo, 4 de abril de 2010

Algumas atividades trabalhadas com a turminha- Páscoa.


Algumas atividades trabalhadas com os meus alunos com o tema "Páscoa".

Procedimentos:

Com esta atividade, eu passei a música no quadro, entreguei o caderno e nós "lemos" juntos, depois de ter feito a leitura no quadro, apontando cada palavra, aproveitei o momento para falar sobre as linhas, o sentido da escrita, espaço entre as palavras, a diferença entre letras e palavras, rimas. Explorei o texto no quadro e depois chamei duplas no quadro para ler ou localizar palavras, conforme o nível de pensamento da escrita que cada um se encontra.

Quando trabalho com texto, deixo bastante tempo para a atividade, pois gosto de explorar todo o texto, e incentivar a "leitura" mesmo para as crianças que ainda não lêem.






Esta atividade foi para complementar a do dia anterior, ( esta com a música do Coelhinho). Os alunos que estão silábicos- alfabéticos e alfabéticos, quase não tiveram dificuldade para fazer, os outros apresentaram um pouco e outros grande dificuldade. Escrevi a música novamente no quadro lemos e cantamos várias vezes e expliquei que eles teriam que no lugar da palavra, desenhar.

Algumas crianças nesta idade não conseguem "entender" as explicações para a sala toda das atividades a serem realizadas, é preciso um atendimento individual, outras vc acaba de ler a questão e ele já começa a fazer, são as individualidades, cada crça entende de uma forma, são as aprendizagem diferenciadas.

Outro momento dedicado à escrita, foi a cópia da música em uma folha pautada, para que eles pudessem "ler" a música em casa para seus pais.




Antes de trabalhar com os símbolos da Páscoa, levei um cartaz sobre o tema (veio como complemento da Revista de Educação Infantil) e trabalhei oralmente sobre o verdadeiro significado da Páscoa, para a maioria das crianças, esta data comemorativa serve apenas para ganhar ovos de Páscoa e comer chocolate.



Li alguns trechos da Bíblia Infantil que um dos meus alunos levou, porque no dia anterior tinhamos falado sobre a Ressurreição de Cristo, e ele pediu para sua mãe para levar uma linda bíblia própria para crianças com lindas gravuras e um texto acessível.



Foi ótimo, eles prestaram muito atenção, queriam falar todos ao mesmo tempo, sobre o que já ouviram sobre o assunto e sobre filmes que haviam assistido sobre a morte e ressurreição de Cristo. Tive que organizar a ordem das falas, e pude perceber que várias crianças frequentam igrejas e seus pais falam sobre Deus.


As atividades foram montadas pelas professoras do 1° ano, e estão neste tamanho porque fazemos cada atividade dupla em 1 folha de sulfite, dá para 2 alunos, economia de xerox. Elas foram retiradas de várias coleções pedagógicas.


quinta-feira, 18 de março de 2010

Agradecimento aos visitantes do Brincando com Cores.


OBRIGADA, PELA SUA VISITA E CARINHO!



Oi!!! Estou muito feliz com o Brincando com Cores, está semana passei para dar uma espiadinha nele e fiquei surpresa quando olhei o marcador de visitas. Em menos de 1 ano, meu blog já ultrapassou 300.000 mil visitas. Só tenho que agradecer à você que esta sempre por aqui me prestigiando.
Um obrigada especial para as minhas queridas educadoras (em sala de aula ou não), que me deixam recados, elogios e muito carinho. Obrigada meninas e meninos. Espero continuar recebendo as suas visitas e recados, eles me incentivam muito a continuar com o blog, pois com a falta de tempo já pensei em parar.
Por isso, peço desculpas por não responder à alguns recados, pois não estou conseguindo achar muito tempo livre. As visitantes que me pedem outras atividades, infelismente não posso atender a todas, mas certamente o que já tem no arquivo, acredito que vá ajudar de alguma forma.
Beijos e uma ótima semana para todos. Zélia.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Sugestões para trabalhar com o tema "DENGUE".


Pequeninos contra a dengue.



Olá! Vou postar um mini-projeto para trabalhar com o tema Dengue com as crianças da educação infantil e séries iniciais, tratando o tema de uma forma lúdica e atraente. Se você gostar da postagem, deixe seu recadinho pra mim.


Projeto: Pequeninos contra a Dengue.


Objetivos:

Clientela: alunos da educação infantil e séries iniciais.


* Sensibilizar os alunos, as famílias e a comunidade para os perigos da dengue e a importância de sua prevenção.

* Sensibilizar as crianças para os cuidados com o ambiente, a saúde e a higiene.

* Trabalhar com os conceitos de sustentabilidade e reciclagem.


Metodologia:


Para que as crianças pequenas assimilem as informações sobre a dengue é preciso utilizar recursos e uma linguagem bastante lúdica e concreta.


Sugestões:


1- Leve reportagens e material informativo sobre a dengue para mostrar às crianças. Podem ser recortes de jornal, revistas ou material fornecido pela secretaria de saúde de sua cidade.

2- Dica de site: http//www.combatadengue.com.br/mc_professores.php neste site você encontrará cartazes, folhetos, vídeos e uma cartilha para download.

3- Converse com as crianças sobre o mosquito, como ele se reproduz e transmite o vírus. Fale também sobre os sintomas da doença.

4- Sugira para que as crianças contem para seus pais o que aprenderam sobre a dengue.

5- Confeccione com as crianças cartazes informativos. Elas podem desenhar, colar e o mais importante, participar.




Sugestões de Atividades:













Fonte: Guia Prático para professores da Educação Infantil. Editora Lua.


Durante o ano estaremos trabalhando com o tema em nossa escola, em outra postagem vou deixar atividades que desenvolvemos com os nossos alunos de 1º ano. Boa noite, bom dia e boa tarde pra você, até a próxima. Zélia.


quinta-feira, 4 de março de 2010

Atividades para trabalhar com nome.

Atividades para trabalhar com o nome próprio.
clique na imagem para ler
Boa noite!!!
Esta atividade eu montei para trabalhar com o nome da criança, eu separo todas porque colo no caderno e vamos fazendo na sequência. Ela trabalha com letra inicial e final, quantidade de letras, alfabeto, relação letra/som.
Você pode utilizar o alfabeto móvel junto com as atividades, pedindo ao aluno para montar no alfabeto e depois resolver a folha de atividade.

Fica aí a sugestão, espero que goste. Beijos e até mais. Zélia.