
sábado, 8 de maio de 2010
Aniversário do meu filho VITOR!
Avaliação 1° ano com o tema: Índios- Parte I
AVALIAÇÃO- 1° ANO - 1° BIMESTRE - TEMA: ÍNDIOS
PARA OS ALUNOS SILÁBICOS-ALFABÉTICOS E ALFABÉTICOS.
Esta avaliação eu montei para os alunos silábicos-alfabéticos e alfabéticos. Nós três (professoras do 1°ano), resolvemos aplicar duas avaliações diferentes para nossos alunos, pois os níveis estão muitos diferenciados e não seria uma avaliação "justa" aplicar a mesma para todos os alunos. Outro dia, posto a avaliação elaborada para os alunos silábicos e pré-silábicos, apesar que só temos poucos alunos pré-silábicos, a maioria está silábico.

Texto fatiado: nesta atividade alguns alunos tiveram um pouco de dificuldade para entender o processo, mas a maioria realizou com sucesso.

Nesta atividade eles escreveram os nomes das figuras, nos dias anteriores eu já havia trabalhado o tema os índios e seus hábitos, li livros e um artigo que retirei da Internet sobre as crianças indígenas, muito legal, as leituras, eles ficaram muito interessados, e no momento da leitura frisei que o texto era informativo, pois falava sobre os índios, sua comunidade, hábitos e tradições.

Esta costumo trabalhar muito em sala de aula, sempre que fazemos listas de palavras, realizamos este trabalho, quantas letras, quantas vezes abrimos a boca. É uma atividade importante para o aluno que está silábico ou silábico-alfabético, perceber a diferença entre letras e sílabas ao formar uma palavra.

Esta foi um auto-ditado diferente, primeiramente pedi que eles escrevessem o nome dos desenhos e depois procurassem no caça-palavras, alguns alunos que escreveram ortograficamente errado, perceberam, apagaram e corrigiram o "erro". Outros não perceberam o "erro", acharam a palavra e mantiveram a escrita do desenho.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
segunda-feira, 19 de abril de 2010
NOVO! Comunidade Brincando com Cores
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100875249&refresh=1
Beijos, Zélia :)
domingo, 18 de abril de 2010
Atividades - Dia do Índio

Boa noite! Está terminando o domingo e a segunda-feira nos espera, amanhã é "comemorado" o Dia do Índio, não sei porque tem um dia para isto, deve ser sentimento de culpa, mas pelo menos fica determinado um e nele nós educadores geralmente falamos com nossos alunos sobre a vida dos índios, seus costumes e tradições.
Deveríamos também falar para eles sobre todas as injustiças que foram e ainda são cometidas contra o povo indígena.
Com os meus pequenos estudantes, falo sobre o que é de praxe e também que os primeiros e verdadeiros habitantes do Brasil são os indígenas, também costumo mencionar sobre o preconceito que nós os "brancos" temos com este povo.
Deixo aqui algumas atividades que achei na net para você.
Uma ótima semana para você e até mais.... Zélia.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Músicas Folclóricas Brasileira Volume 3

No ano passado, deixei para download os cds 1 e 2 Músicas Folclóricas, e foi um sucesso, já era para ter deixado este também, mas a falta de tempo e o esquecimento.... Hoje pedi para o Vitor, meu filhote lindo, e ele postou para mim o livro do Helmer e o cd, ainda bem que ele estava inspirado.....
Demorei para aparecer, mas tá aí para você dois ótimos recursos para você trabalhar com seus alunos, aproveite e deixe um recadinho, beijinhos....
Faixas CD Músicas Folclóricas Brasileiras Volume 3
O Meu Boi Morreu
A Carrocinha
Roda Pião!
Carneirinho, Carneirão
A Moda das Tais Anquinhas
Vamos Maninha
Senhora Dona Sancha
Ai, Eu Entrei na Roda
Onde Está A Margarida?
De Abóbora Faz Melão
O Trem de Ferro
Passa, Passa, Gavião
A Mão Direita
A Carrocinha
Roda Pião!
Carneirinho, Carneirão
A Moda das Tais Anquinhas
Vamos Maninha
Senhora Dona Sancha
Ai, Eu Entrei na Roda
Onde Está A Margarida?
De Abóbora Faz Melão
O Trem de Ferro
Passa, Passa, Gavião
A Mão Direita
História: ELMER - O ELEFANTE XADREZ
Trabalho com todas as letras do alfabeto ao mesmo tempo através de textos, mas depois vou sistematizando a escrita das letras separadamente, procuro sempre trabalhar com um tema, história ou música. Está semana estou sistematizando a escrita da letra "E", e resolvi passar para os meus alunos a história Elmer - O Elefante Xadrez. Esta é uma linda história que você pode abordar os temas as diferenças e a amizade, e fazer um trabalho legal com a meninada. Passei a história no power point e estou deixando aqui para download.
Espero que seja útil para você, até mais, Tchau, Zélia :)
domingo, 4 de abril de 2010
Algumas atividades trabalhadas com a turminha- Páscoa.

Algumas atividades trabalhadas com os meus alunos com o tema "Páscoa".
Procedimentos:
Com esta atividade, eu passei a música no quadro, entreguei o caderno e nós "lemos" juntos, depois de ter feito a leitura no quadro, apontando cada palavra, aproveitei o momento para falar sobre as linhas, o sentido da escrita, espaço entre as palavras, a diferença entre letras e palavras, rimas. Explorei o texto no quadro e depois chamei duplas no quadro para ler ou localizar palavras, conforme o nível de pensamento da escrita que cada um se encontra.
Quando trabalho com texto, deixo bastante tempo para a atividade, pois gosto de explorar todo o texto, e incentivar a "leitura" mesmo para as crianças que ainda não lêem.

Esta atividade foi para complementar a do dia anterior, ( esta com a música do Coelhinho). Os alunos que estão silábicos- alfabéticos e alfabéticos, quase não tiveram dificuldade para fazer, os outros apresentaram um pouco e outros grande dificuldade. Escrevi a música novamente no quadro lemos e cantamos várias vezes e expliquei que eles teriam que no lugar da palavra, desenhar.
Algumas crianças nesta idade não conseguem "entender" as explicações para a sala toda das atividades a serem realizadas, é preciso um atendimento individual, outras vc acaba de ler a questão e ele já começa a fazer, são as individualidades, cada crça entende de uma forma, são as aprendizagem diferenciadas.
Outro momento dedicado à escrita, foi a cópia da música em uma folha pautada, para que eles pudessem "ler" a música em casa para seus pais.

Antes de trabalhar com os símbolos da Páscoa, levei um cartaz sobre o tema (veio como complemento da Revista de Educação Infantil) e trabalhei oralmente sobre o verdadeiro significado da Páscoa, para a maioria das crianças, esta data comemorativa serve apenas para ganhar ovos de Páscoa e comer chocolate.
Li alguns trechos da Bíblia Infantil que um dos meus alunos levou, porque no dia anterior tinhamos falado sobre a Ressurreição de Cristo, e ele pediu para sua mãe para levar uma linda bíblia própria para crianças com lindas gravuras e um texto acessível.
Foi ótimo, eles prestaram muito atenção, queriam falar todos ao mesmo tempo, sobre o que já ouviram sobre o assunto e sobre filmes que haviam assistido sobre a morte e ressurreição de Cristo. Tive que organizar a ordem das falas, e pude perceber que várias crianças frequentam igrejas e seus pais falam sobre Deus.

As atividades foram montadas pelas professoras do 1° ano, e estão neste tamanho porque fazemos cada atividade dupla em 1 folha de sulfite, dá para 2 alunos, economia de xerox. Elas foram retiradas de várias coleções pedagógicas.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Agradecimento aos visitantes do Brincando com Cores.

OBRIGADA, PELA SUA VISITA E CARINHO!
Oi!!! Estou muito feliz com o Brincando com Cores, está semana passei para dar uma espiadinha nele e fiquei surpresa quando olhei o marcador de visitas. Em menos de 1 ano, meu blog já ultrapassou 300.000 mil visitas. Só tenho que agradecer à você que esta sempre por aqui me prestigiando.
Um obrigada especial para as minhas queridas educadoras (em sala de aula ou não), que me deixam recados, elogios e muito carinho. Obrigada meninas e meninos. Espero continuar recebendo as suas visitas e recados, eles me incentivam muito a continuar com o blog, pois com a falta de tempo já pensei em parar.
Por isso, peço desculpas por não responder à alguns recados, pois não estou conseguindo achar muito tempo livre. As visitantes que me pedem outras atividades, infelismente não posso atender a todas, mas certamente o que já tem no arquivo, acredito que vá ajudar de alguma forma.
Beijos e uma ótima semana para todos. Zélia.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Sugestões para trabalhar com o tema "DENGUE".

Pequeninos contra a dengue.
Olá! Vou postar um mini-projeto para trabalhar com o tema Dengue com as crianças da educação infantil e séries iniciais, tratando o tema de uma forma lúdica e atraente. Se você gostar da postagem, deixe seu recadinho pra mim.
Projeto: Pequeninos contra a Dengue.
Objetivos:
Clientela: alunos da educação infantil e séries iniciais.
* Sensibilizar os alunos, as famílias e a comunidade para os perigos da dengue e a importância de sua prevenção.
* Sensibilizar as crianças para os cuidados com o ambiente, a saúde e a higiene.
* Trabalhar com os conceitos de sustentabilidade e reciclagem.
Metodologia:
Para que as crianças pequenas assimilem as informações sobre a dengue é preciso utilizar recursos e uma linguagem bastante lúdica e concreta.
Sugestões:
1- Leve reportagens e material informativo sobre a dengue para mostrar às crianças. Podem ser recortes de jornal, revistas ou material fornecido pela secretaria de saúde de sua cidade.
2- Dica de site: http//www.combatadengue.com.br/mc_professores.php neste site você encontrará cartazes, folhetos, vídeos e uma cartilha para download.
3- Converse com as crianças sobre o mosquito, como ele se reproduz e transmite o vírus. Fale também sobre os sintomas da doença.
4- Sugira para que as crianças contem para seus pais o que aprenderam sobre a dengue.
5- Confeccione com as crianças cartazes informativos. Elas podem desenhar, colar e o mais importante, participar.
Sugestões de Atividades:
quinta-feira, 4 de março de 2010
Atividades para trabalhar com nome.
clique na imagem para ler

Boa noite!!!
Esta atividade eu montei para trabalhar com o nome da criança, eu separo todas porque colo no caderno e vamos fazendo na sequência. Ela trabalha com letra inicial e final, quantidade de letras, alfabeto, relação letra/som.
Você pode utilizar o alfabeto móvel junto com as atividades, pedindo ao aluno para montar no alfabeto e depois resolver a folha de atividade.
Fica aí a sugestão, espero que goste. Beijos e até mais. Zélia.
Assinar:
Postagens (Atom)









