Olá!!! Estou deixando algumas atividades psicomotoras interessantes e fáceis de trabalhar com as crianças. Elas gostam muito de fazer e pedem para repetir outras vezes, espero que gostem.
Habilidades trabalhadas: coordenação motora equilíbrio, esquema e expressão corporal, velocidade e atenção.
Objetivos para crianças de 0 a 3 anos:
* Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
* Trabalhar a expressão corporal com gestos, mímicas, ritmos diferenciados, utilizando o corpo como meio de comunicação e expressão nas brincadeiras e demais situações de interação.
Objetivos para crianças de 4 a 6 anos:
* Explorar diferentes características do movimento, como força, velocidade, flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades do corpo.
* Realizar movimentos de preensão, encaixe e lançamento para ampliar as possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
(RCN's, Conhecimento de Mundo, 1998, v3, p.27)
ATIVIDADES:
1-) MÚSICA E O CORPO - Peça às crianças para realizarem movimentos nos quais possam reconhecer e identificar as partes do corpo em si e nos colegas. Use músicas infantis que falem das partes corporais. O selo Palavra Cantada tem algumas opções.
2-) SOU EU MESMO - Deite as crianças sobre um papel Kraft grande e contorne a sua silhueta. Depois, peça para desenharem o rosto e as roupas. Você pode pedir para o amiguinho desenhar o outro e depois trocarem.
3-) GUARDA ROUPA - Este é um importante exercício para as crianças exercitarem a percepção de esquema corporal. ** junte várias roupas velhas; ** explique às crianças que elas terão que se vestir sozinhas. Invente uma dinâmica para esta atividade, como por exemplo, quem se vestir primeiro e corretamente ganhará um ponto.
4-) BARALHO GIGANTE COM BONECOS - Essa é uma atividade bem conhecida, mas que deve ser realizada durante todo o ano. Desenhe figuras de pessoas em diferentes posições corporais ou recorte-as de revistas. Mostre-as às crianças e peça que reproduzam com o corpo esta posição.
Dica: vá, aos poucos, dificultando a atividade com a escolha de posições mais complicadas.
5-) EXERCÍCIOS EM PROGRESSÃO - Esta é uma atividade simples e objetiva, que desenvolve a coordenação motora, o equilibrio e a velocidade. Realize pequenas corridas na quadra alternado a velocidade. Comece dizendo que vão se deslocar como uma tartaruga (bem devagar) e vá aumentando a velocidade. Atenção! Com os mais novos, tome mais cuidado: corra perto deles, utilize distâncias curtas e sem nenhum obstáculo. Para os mais velhos, já é possível propor corridas com curvas, parando e continuando etc.
6-) PREENSÃO MANUAL - Trabalhe com objetos, como pegador de macarrão de plástico, prendedores de roupas etc. Primeiramente, as crianças os manuseiam trabalhando a preensão e, depois, transportam pequenos objetos de um lugar a outro com o pegador ou prendedor (tem que pegar e soltar o objeto no local solicitado).
7-) LANÇAMENTOS- Desenhe com giz círculos pequenos, médios e grandes no chão. Distribua aos alunos tampinhas de refrigerantes ou objetos similares para que tentem acertar os círculos.
Atividades retiradas do encarte do Guia Prático - Educação Infantil - atividades elaboradas por Ana Mello, professora e psicomotricista.Objetivos para crianças de 0 a 3 anos:
* Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
* Trabalhar a expressão corporal com gestos, mímicas, ritmos diferenciados, utilizando o corpo como meio de comunicação e expressão nas brincadeiras e demais situações de interação.
Objetivos para crianças de 4 a 6 anos:
* Explorar diferentes características do movimento, como força, velocidade, flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades do corpo.
* Realizar movimentos de preensão, encaixe e lançamento para ampliar as possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
(RCN's, Conhecimento de Mundo, 1998, v3, p.27)
ATIVIDADES:
1-) MÚSICA E O CORPO - Peça às crianças para realizarem movimentos nos quais possam reconhecer e identificar as partes do corpo em si e nos colegas. Use músicas infantis que falem das partes corporais. O selo Palavra Cantada tem algumas opções.
2-) SOU EU MESMO - Deite as crianças sobre um papel Kraft grande e contorne a sua silhueta. Depois, peça para desenharem o rosto e as roupas. Você pode pedir para o amiguinho desenhar o outro e depois trocarem.
3-) GUARDA ROUPA - Este é um importante exercício para as crianças exercitarem a percepção de esquema corporal. ** junte várias roupas velhas; ** explique às crianças que elas terão que se vestir sozinhas. Invente uma dinâmica para esta atividade, como por exemplo, quem se vestir primeiro e corretamente ganhará um ponto.
4-) BARALHO GIGANTE COM BONECOS - Essa é uma atividade bem conhecida, mas que deve ser realizada durante todo o ano. Desenhe figuras de pessoas em diferentes posições corporais ou recorte-as de revistas. Mostre-as às crianças e peça que reproduzam com o corpo esta posição.
Dica: vá, aos poucos, dificultando a atividade com a escolha de posições mais complicadas.
5-) EXERCÍCIOS EM PROGRESSÃO - Esta é uma atividade simples e objetiva, que desenvolve a coordenação motora, o equilibrio e a velocidade. Realize pequenas corridas na quadra alternado a velocidade. Comece dizendo que vão se deslocar como uma tartaruga (bem devagar) e vá aumentando a velocidade. Atenção! Com os mais novos, tome mais cuidado: corra perto deles, utilize distâncias curtas e sem nenhum obstáculo. Para os mais velhos, já é possível propor corridas com curvas, parando e continuando etc.
6-) PREENSÃO MANUAL - Trabalhe com objetos, como pegador de macarrão de plástico, prendedores de roupas etc. Primeiramente, as crianças os manuseiam trabalhando a preensão e, depois, transportam pequenos objetos de um lugar a outro com o pegador ou prendedor (tem que pegar e soltar o objeto no local solicitado).
7-) LANÇAMENTOS- Desenhe com giz círculos pequenos, médios e grandes no chão. Distribua aos alunos tampinhas de refrigerantes ou objetos similares para que tentem acertar os círculos.
São atividades fáceis, que não requerem nenhum tipo de material difícil de adquirir e que todas nós podemos trabalhar com as crianças. Tenho outras atividades assim e logo vou postar aqui para vocês colocarem em prática, Tchau!!!! Zélia.
Obrigada, pelas dicas, foram ótimas, trabalhei com a minha turma com sucesso.
ResponderExcluir