quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sugestões de Atividades da História da Dona Baratinha

Olá, hoje estou postando as atividades da história da Dona Baratinha. Algumas são atividades que eu tirei de uma coleção de histórias (Baú do Professor) e outras são do blog da profª Denise. Espero que gostem e não esqueçam de deixar recadinhos para mim, né!!!!
Tenho várias outras sugestões para colocar aqui no meu cantinho, aguardem.Tchau, Zélia.












Este pode ser um momento adequado para trabalhar com este tipo de texto: Receita culinária. É importante mostrar para eles que a estrutura do texto é diferente dos outros e que a sua utilidade também. É preciso trabalhar com a receita antes de trabalhar com a próxima atividade, a de classificação dos ingrdientes do caldo de feijão.


Atividade de classificação e também para trabalhar os alimentos saudáveis.
As cruzadinhas são ótimas para as crianças silábicas perceberem as "outras letrinhas", ou seja, mudar sua hipótese de escrita. Nas cruzadinhas que não trazem os nomes, eu passo no quadro, trabalho letra inicial, final e quantidade de letras, mas sem o desenho. Depois eles precisam achar o "nome" do desenho no quadro e encaixar na cruzadinha com os dados que ele tem. É muito legal, eles gostam muito!


A 1ª atividade desta folha é muito boa para trabalhar com os alunos.Inicialmente eu leio o texto com eles no quadro, depois em duplas eles recortam os versos e tentam identificar a sequência pela letra inicial e final, cantando a música. Quando realizam este tipo de atividade pela primeira vez, eles acham difícil, mas depois nas próximas eles fazem com mais facilidade, pois pegaram as "dicas" de como descobrir a sequência das frases.




* Atividades retiradas da Coleção Baú do Professor- Histórias e Oficinas Pegagógicas vol.4 Ed. FAPI



FIM DE POSTAGEM


Um comentário:

Olá, deixe uma mensagem para mim, comente sobre as postagens, ficarei feliz com as suas sugestões, elogios e críticas construtivas, beijos e até mais, Zélia.