OLÁ!!!! ESTÁ É A MINHA SUGESTÃO DE LEITURA, OS ARTIGOS E AS REPORTAGENS DESTA EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA NOVA ESCOLA ESTÃO IMPERDÍVEIS PARA OS PROFESSORES ALFABETIZADORES. NÃO DEIXE DE COMPRAR, ELA TRAZ EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES QUE ESTÃO EM SALA DE AULA COMO NÓS, NÃO É APENAS TEORIAS DE PROFISSIONAIS DOS GABINETES DAS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO OU DE TEÓRICOS QUE À TEMPOS NÃO FREQUENTAM AS SALAS DE AULA E NÃO CONHECEM A VERDADEIRA REALIDADE DAS NOSSAS ESCOLAS . VALE A PENA LER E TER.
- ENTREVISTA: Ana Maria Kaufman
- APRESENTAÇÃO: Alfabetizar é todo dia. O professor deve planejar com antecedência as atividades de escrita e de leitura do ano letivo.
- TEORIA E PRÁTICA:
DIAGNÓSTICO: PARA CONHECER A NOVA TURMA: Mesmo antes de saber ler e escrever convencionalmente, a criança elabora hipóteses.
PLANEJAMENTO: ORGANIZAR A ROTINA; O professor deve criar atividades que proporcionem contato com práticas de leitura e de escrita.
INTERAÇÃO: PARCEIROS EM AÇÃO; agrupar as crianças é uma estratégia importante para a troca de conhecimento que leva à reflexão.
- SALA DE AULA
LEITURA PELO PROFESSOR: PEQUENOS LEITORES: Ouvir permite às crianças ampliar o repertório cultural e desenvolver o comportamento leitor.
LEITURA PELO ALUNO: DESDE O COMEÇO: É preciso oferecer textos à sala já nas primeiras atividades de alfabetização para favorecer a reflexão.
DITADO PARA O PROFESSOR: PRODUZIR TEXTO SEM ESCREVER: O docente trabalha com os estudantes as difereças entre linguagem oral e a escrita.
ESCRITA PELO ALUNO: NA PONTA DO LÁPIS: Desde o ínicio, escrever leva a turma a refletir, formular, testar e avançar nas próprias hipóteses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, deixe uma mensagem para mim, comente sobre as postagens, ficarei feliz com as suas sugestões, elogios e críticas construtivas, beijos e até mais, Zélia.