sábado, 11 de julho de 2009

Rótulos e Embalagens, também são textos para alfabetizar.


Rótulos e Embalagens, portadores de texto e imagens.



As embalagens e os rótulos estão presentes no nosso dia a dia. A criança está em contato com eles em casa, no supermercado, nas lojas, pela TV e em outros lugares. Quando vai comprar seu material escolar, brinquedos ou doces preferidos, muitas vezes, ela se refere a marca do produto, pois a criança é constantemente "bombardeada" pela mídia com propagandas, out-doors e anúncios em revistas.

Por que então, a escola não pode aproveitar está oportunidade para utilizar estes textos para alfabetizar seus alunos?

Os rótulos e as embalagens são excelentes portadores de textos e imagens, eles permitem ao professor criar inúmeros materiais lúdicos para seus alunos, como jogos, brinquedos de sucata e outros.

A oralidade é outra habilidade que pode ser trabalhada com esta tipologia textual, pois permite ao professor explorar seus alunos sobre as marcas que ele conhece, que sua família usa em casa, seus preferidos e mais.... . Permitindo inclusive trabalhar de forma interdisciplinar com outros conteúdos, fazendo pesquisas, montando tabelas, cartazes, origem dos alimentos, validade dos alimentos, diferença entre números e letras. Um conteúdo importante que pode ser abordado junto com essa temática é o Respeito à Natureza e ao Meio Ambiente, mostrando para as crianças como reciclar e reutilizar embalagens, sendo que uma das formas pode ser transformar sucatas em brinquedos legais com material reciclado por eles.

A família deve participar ativamente de todo este processo, juntando as embalagens e rótulos, participando do projeto de reciclagens, enfim a participação da família é importante para que a aprendizagem possa ultrapassar os muros da escola e se transformar em coisas da vida real, do cotidiano, passar a fazer parte da vida dos nossos pequenos cidadãos.


BRINQUEDO FEITOS DE SUCATAS.

Vou deixar aqui algumas sugestões para vocês, brinquedos feitos de sucatas que achei na net. A maioria deles é do blog Arte em Sucata, pesquisa nas imagens do google, que você vai achar vários brinquedos feitos de sucata.












Este eu fiz com meus alunos no ano passado, eles gostaram muito.


Este avião foi feito de um pregador de roupas, achei lindo!

http://mundoludicosrossine.blogspot.com/2009/02/brinquedos-de-sucata.html





Na próxima postagem vou mostrar para vocês um jogo de bingo de rótulos que eu montei. Beijos, Zélia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe uma mensagem para mim, comente sobre as postagens, ficarei feliz com as suas sugestões, elogios e críticas construtivas, beijos e até mais, Zélia.