quinta-feira, 23 de julho de 2009

Notícia: MEC vai unificar idade de 6 anos para início no Ensino Fundamental.



NOTÍCIA: MEC ELABORA PROJETO PARA UNIFICAR IDADE PARA INÍCIO NO ENSINO FUNDAMENTAL.


Boa Noite, hoje a tarde li no site da uol/educação está notícia e não podia deixar de postar aqui para vocês, como educadora e mãe aprovo a atitute do MEC de elaborar este projeto unificando a idade dos alunos para o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos. Sou do estado do Paraná e aqui acontece uma polêmica sobre este assunto, a Secretaria de Educação de Londrina determina o ingresso das crianças com 6 anos completos, mas as escolas particulares entram na justiça para garantir o direito das crianças de 5 anos também poderem se matricular no 1º ano na rede particular de ensino.

Como educadora das séries iniciais, tenho experiência na 1ª série (ensino de 8 anos) e no pré 3 (educação infantil), e conheço o perfil destas crianças e sei que elas não podem ser tratadas da mesma forma, com os mesmos conteúdos e metodologias.

Infelizmente o que acaba acontecendo é isto, crianças com apenas 5 anos, sendo alfabetizadas, de forma sistemática, com livros didáticos, sem o direito ao lúdico. As brincadeiras acabam ficando relegadas só para as aulas de Educação Física, o recreio ou para os 10 minutos finais de aula.

Para que está pressa toda gente. Há hora para tudo, eles são apenas crianças. Este apressamento educacional, acaba trazendo sérias consequências, não vou tratar disto agora, pois vários estudiosos já relataram os efeitos disto, o que eu gostaria de deixar aqui registrado é a minha opinião sobre este tema, e a necessidade de nós educadores nos posicionarmos sobre isto.

E como mãe, já passei pelas duas situações, com minha filha Ananda, que desde os 4 anos já ia para a pré-escola(por necessidade),ela fazia 6 anos no final de novembro, e eu a matriculei na 1ª série com 5 anos completos, ela tinha feito 6 anos em novembro, foi frustrante o 1º ano de escolaridade dela, todos os dias era um choro só para ir para a escola, era dor não sei aonde, chorava na escola, queria voltar para o pré, odiava a professora, fiquei quase louca, só depois das férias de julho que ela passou a gostar da escola e graças a Deus, trocou a professora e ela se adaptou com a nova professora e foi alfabetizada.

Já com meu filho Vitor, só coloquei na pré-escola com 6 anos, no pré-3, onde já saiu pré-alfabetizado e quando foi para a 1ª série já iria completar 7 anos, não teve problema nenhum para se adaptar ( ainda mais que a professora dele era eu, hi! hi! hi!).


Leia o artigo:




23/07/2009 - 11h35

MEC elabora projeto para unificar idade de alunos da 1ª série; CNTE indica 6 anos como ideal

O MEC (Ministério da Educação) elabora projeto de lei para unificar a idade de entrada das crianças no ensino fundamental, que passará a ter nove anos de duração, e não mais oito como é atualmente. A proposta pretende reverter decisões de Estados que estão permitindo a matrícula de alunos com 5 anos na nova 1ª série.

Com a expansão do ensino fundamental de oito para nove anos, o Conselho Nacional de Educação indica os 6 anos completos como idade de início nessa etapa, começo da vida escolar obrigatória. Antes disso, para o MEC, a matrícula pode causar prejuízos no amadurecimento e no aprendizado.

Entre os Estados que contrariam a norma nacional estão dois - Paraná e Rio de Janeiro - que aprovaram leis estaduais que permitem matrículas na 1ª série do ensino fundamental de crianças que completem 6 anos até 31 de dezembro. Em São Paulo, o Conselho Estadual de Educação orienta escolas públicas e particulares a matricularem na 1ª série crianças que completem 6 anos até 30 de junho.

O projeto deve ser enviado em agosto ao Congresso, fixando uma data de corte nacional. "É uma questão de amadurecimento das crianças e do direito delas à educação infantil. Isso é sério, porque a infância até 5 anos tem um processo de aprendizagem muito diferente das crianças maiores", diz Maria do Pilar Lacerda, secretária de educação básica do MEC.

O presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, Arthur Fonseca Filho, "lamenta" o projeto de lei em elaboração no MEC. "Não acho errado que cada Estado tenha o seu modelo. Essa autonomia está prevista na Constituição e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação", afirma. "Escolhemos a data de 30 de junho porque antes era 31 de dezembro e não queríamos uma mudança radical", completa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



clique aqui para ler a noticia no site da uol.

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/07/23/ult4528u758.jhtm



clique aqui para ler as notícias sobre educação do dia no site da uol.





Um comentário:

  1. Olá lindinha! Como tem passado!
    O ano passado compramos uma briga na rede municipal de ensino por causa desta polemica. Porém com embasamento no referencial para o ensino Fundamental de 9 anos, encontramos forta aliado, nele a idade está 6 anos completos ou a completar até o final do 1º trimestre do ano vigente, ou seja, completar seis anos até 30 de março.
    As pessoas podiam parar de ver numeros e entender a importancia da etapa da infancia, estamos vendo nossos filhos trancado o dia todo numa escola, sem atividades ludicas. Pois aqui na nossa cidade a maioria das crianças vão desde o maternal ao CEMEI.
    É uma pena!!!
    Amei seu artigo!!!
    No meu blog coloquei um link na barra de rolamento em legislação pra termos acesso a ele vai em ensino fundamental de nove anos. É logo nas primeiras paginas...
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, deixe uma mensagem para mim, comente sobre as postagens, ficarei feliz com as suas sugestões, elogios e críticas construtivas, beijos e até mais, Zélia.