terça-feira, 22 de junho de 2010

Atividade: Texto Fatiado.

PARLENDA: MACACO ASSOBIA.


MEIO DIA, MACACO ASSOBIA,
PANELA NO FOGO, BARRIGA VAZIA.
MEIO DIA, MACACO ASSOBIA,
FAZENDO CARETA PRA DONA MARIA.
Texto fatiado:

Boa noite, esta parlenda eu trabalhei com as crianças na semana passada, e eles amaram, vira e mexe, e lá está algum deles falando a parlenda durante à aula.

Inicialmente passei o texto no quadro, li para eles e depois com eles, fiz todo aquele trabalho com texto que já faço, relatado anteriormente, tanto oral como escrito, depois apaguei o quadro e entreguei o texto da forma que está acima, explicando que ele estava fora da ordem e que eles deveriam "ler", numerar, recortar e colar no caderno na ordem correta.

Foram usadas várias estratégias, os que já lêem, sem problemas, a tarefa foi realizada rapidinho, os outros foram por eliminação, letra inicial, final, onde tinha a palavra MACACO, enfim eu apenas orientava que era preciso cantar e apontar com o dedo para "ler" e descobrir qual era a frase correta.

No outro dia, trouxe a parlenda escrita em letra caixa alta em um EVA e anexei na parede, todos os dias fazemos leitura da parlenda.

A leitura do ler mesmo sem saber ler, é importantíssima, pois a criança memoriza o texto e ela passa a fazer associações com outras palavras e sons, muitas vezes vem algum dos alunos até a frente e diz que se tampar "aquele pedaço" vira tal palavra ou se "colocar tal letra" vira outra palavra. É a partir daí que ela começa a entender o sistema de escrita e vai fazendo as sua elaborações e quando menos percebemos a criança já está lendo e sem ficar presa a silabação, pois ela pode ver e "ler" todas as letras ao mesmo tempo através de textos.

Sou apaixonada por este processo, e "encho a bola" da meninada, dizendo:

_ Olha! você já está lendo do seu jeito. Continue assim, logo, logo você vai estar lendo tudo ao seu redor.

E eles ficam muito animados.

2 comentários:

Olá, deixe uma mensagem para mim, comente sobre as postagens, ficarei feliz com as suas sugestões, elogios e críticas construtivas, beijos e até mais, Zélia.