terça-feira, 22 de junho de 2010

Atividade: Texto Fatiado.

PARLENDA: MACACO ASSOBIA.


MEIO DIA, MACACO ASSOBIA,
PANELA NO FOGO, BARRIGA VAZIA.
MEIO DIA, MACACO ASSOBIA,
FAZENDO CARETA PRA DONA MARIA.
Texto fatiado:

Boa noite, esta parlenda eu trabalhei com as crianças na semana passada, e eles amaram, vira e mexe, e lá está algum deles falando a parlenda durante à aula.

Inicialmente passei o texto no quadro, li para eles e depois com eles, fiz todo aquele trabalho com texto que já faço, relatado anteriormente, tanto oral como escrito, depois apaguei o quadro e entreguei o texto da forma que está acima, explicando que ele estava fora da ordem e que eles deveriam "ler", numerar, recortar e colar no caderno na ordem correta.

Foram usadas várias estratégias, os que já lêem, sem problemas, a tarefa foi realizada rapidinho, os outros foram por eliminação, letra inicial, final, onde tinha a palavra MACACO, enfim eu apenas orientava que era preciso cantar e apontar com o dedo para "ler" e descobrir qual era a frase correta.

No outro dia, trouxe a parlenda escrita em letra caixa alta em um EVA e anexei na parede, todos os dias fazemos leitura da parlenda.

A leitura do ler mesmo sem saber ler, é importantíssima, pois a criança memoriza o texto e ela passa a fazer associações com outras palavras e sons, muitas vezes vem algum dos alunos até a frente e diz que se tampar "aquele pedaço" vira tal palavra ou se "colocar tal letra" vira outra palavra. É a partir daí que ela começa a entender o sistema de escrita e vai fazendo as sua elaborações e quando menos percebemos a criança já está lendo e sem ficar presa a silabação, pois ela pode ver e "ler" todas as letras ao mesmo tempo através de textos.

Sou apaixonada por este processo, e "encho a bola" da meninada, dizendo:

_ Olha! você já está lendo do seu jeito. Continue assim, logo, logo você vai estar lendo tudo ao seu redor.

E eles ficam muito animados.

2 comentários:

  1. Zélia, tem um selinho especial pra vc no Vivendo com Arte. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito visitar seu blog


    ResponderExcluir

Olá, deixe uma mensagem para mim, comente sobre as postagens, ficarei feliz com as suas sugestões, elogios e críticas construtivas, beijos e até mais, Zélia.