quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Alfabeto não pode faltar....


Boa noite! Li este artigo lá no site da Revista Nova Escola, está muito bom, quem é alfabetizador, sabe que é verdadeiro que o alfabeto, tanto o fixo que fica na parede, como o móvel, são materiais indispensáveis à nossa prática diária.
O alfabeto móvel nos auxilia muito no processo de construção da escrita pela criança, e fica muito mais fácil para o professor intermediar durante este processo utilizando este material. Nas listas de material escolar, não pode faltar mais este valioso recurso e recomendo sempre para os pais ter em casa também.
E o alfabeto de parede, não é preciso nem falar sobre a sua importância no processo de alfabetização. Leia, está legal!

Fonte: Site da Revista Nova Escola_ Clique no link abaixo:


http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/ele-nao-pode-faltar-427752.shtml?page=2


Língua Portuguesa
Alfabetização inicial Prática pedagógica - Escrita pelo aluno
O alfabeto não pode faltar
Ferramenta indispensável nas salas de séries iniciais, o alfabeto ajuda as crianças a tirar dúvidas sobre a grafia das letras com autonomia.
Rodrigo Ratier (rodrigo.ratier@abril.com.br)


Pendurado na parede desde o primeiro dia de aula, ele ocupa uma posição central na classe - de preferência, acima do quadro, no campo de visão de todos os alunos. Material de apoio precioso para um ambiente alfabetizador na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, é a ele que os pequenos recorrem quando querem encontrar uma letra e saber como grafá-la. Se sabem que "gato" se escreve com G, mas esqueceram o jeitão dele, é só caminhar pela sequência de letras até encontrá-lo. Se na hora de escrever "mar" bater a dúvida de quantas perninhas tem o M, a resposta também está lá. O alfabeto da classe é um companheiro permanente para quem ensaia os primeiros passos no universo da escrita.
Mais sobre Alfabetização
Reportagens
Pequenos leitores
Alfabetizar é todo dia
Tudo sobre alfabetização

Planos de aula
Nomes próprios
Legendas para fotos
Hora da chamada
Criar agendas telefônicas
ESPECIAL

Tudo sobre Alfabetização
Não espanta o consenso de que um alfabeto, organizado em cartazes ou painéis de tamanho razoável, deve estar presente em toda - sim, em toda - sala de alfabetização inicial. Afinal, ele é um precioso instrumento de consulta para as situações de escrita, uma das quatro situações didáticas mais importantes nesse processo (as outras três são a leitura pelo professor, a leitura pelo aluno e a produção oral com destino escrito, quando o professor atua como escriba). Se você leciona para pré-escola, 1º ou 2º ano, precisa dominar essas práticas.
Para que o alfabeto realmente ajude na compreensão do funcionamento da escrita, é preciso saber usá-lo. Isoladamente, ele não é nada além de uma lista de letras. Apenas mandar a garotada ler a sequência de A a Z não faz ninguém avançar na alfabetização. "Memorizar a ordem das letras é importante, mas esse saber deve ser acionado pelas crianças durante atividades de reflexão sobre a escrita", afirma Clélia Cortez, formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.


SABER NECESSÁRIO Agendas telefônicas mostram a importância da ordem alfabética numa situação real. Foto: Gilvan Barreto
Uma oportunidade de fazer isso é trabalhar com a construção de agendas telefônicas (leia o projeto didático). Nessa tarefa, a utilidade da ordem das letras fica clara: ela serve para tornar a busca de nomes mais rápida e precisa. A proposta foi adotada pela professora Janine Caldeira Veiga, da EM Atenas, no Rio de Janeiro. No caso de Janine, a confecção das agendas fez parte de um projeto amplo, que teve o alfabeto como aliado em todas as etapas. "Ele ajudou a turma do 2º ano a conferir a grafia e a pronunciar o nome das letras ou como apoio à memória para saber qual a posição de uma delas na sequência", diz.

De fato, o instrumento é útil durante todo o início da alfabetização, ajudando a responder aos dois principais problemas de quem está entrando no processo. O primeiro - o que, exatamente, a escrita representa? - mobiliza sobretudo as crianças na fase pré-silábica, em que elas ainda não entendem que a escrita é uma representação da fala. Nessa fase, enfatizar a diferença entre desenhar e escrever é fundamental. Você pode usar o alfabeto para apresentar as letras que compõem a escrita, colaborando para distingui-las dos números e de outros símbolos.

O segundo desafio - como se organiza a escrita? - pode ser enfrentado quando alguma palavra apresentar falta de letras. Por exemplo, se um aluno escreve "AO" para representar "pato", provoque uma reflexão e questione:

- Me indique no alfabeto com que letra começa "pato".

- Está ali. É o P, de Paula.

- Isso mesmo. Agora olhe o que você escreveu: "AO". Onde a gente pode colocar o P na sua escrita?

Outra dúvida comum diz respeito à grafia das letras. A forma do G é uma das mais problemáticas. Para desenvolver a autonomia, incentive a criança a procurar a letra pela recitação do alfabeto
O alfabeto deve ter letras de imprensa, sem decorações



Atenção, porém, antes de produzir o alfabeto da classe. Ainda são muito comuns os modelos que trazem as letras de A a Z decoradas, com figuras cuja inicial é a letra em questão. Assim, o B, por exemplo, vem adornado por uma asa de borboleta, com um contorno que se mistura ao da letra. Não é o ideal, pois a associação com desenhos confunde a criança. "Nessa fase inicial de aprendizado, ela imita a escrita e ainda não consegue determinar com clareza o que é central e o que é periférico, o que realmente faz parte da letra e o que é somente um enfeite. Por isso, qualquer elemento supérfluo acaba sendo reproduzido", argumenta Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA. O melhor é que o alfabeto seja composto de letras de imprensa maiúsculas, de contornos mais limpos e claramente identificáveis quando reunidos em palavras.

Depois que os pequenos já entenderam o que a escrita representa e como ela se organiza, aí, sim, você deve mostrar outros tipos de letra, como a de imprensa minúscula (o que vai ampliar a compreensão de livros, jornais, revistas e outros materiais impressos) e a cursiva maiúscula e minúscula (facilitando o contato com notas e bilhetes manuscritos e produções escolares). Novamente, essa etapa também pode se beneficiar da colaboração de um alfabeto pendurado na parede - dessa vez, um modelo um pouco mais sofisticado, com a letra maiúscula em destaque e os outros quatro tipos correspondentes logo abaixo.

Quer saber mais.
CONTATOS
Clélia Cortez
EM Atenas, R. Gentil de Ouro, s/nº, 23063-340, Rio de Janeiro, RJ, tel. (21) 2413-3809

BIBLIOGRAFIA
Aprender a Ler e a Escrever, Ana Teberosky e Teresa Colomer, 192 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 49 reais
NOVA ESCOLA Alfabetização, edição especial, 4,80 reais, nas bancas a partir de 16 de março
Psicogênese da Língua Escrita, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, 300 págs., Ed. Artmed, 52 reais
Reflexões sobre Alfabetização, Emilia Ferreiro, 104 págs., Ed. Cortez, tel. (11) 3611-9616, 15 reais

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Este blog é demais! Visitem já.

Bom dia amigos e amigas!
Estava visitando o meu blog, quando dei uma olhadinha na barra de blogs que indico, vi a janelinha do blog Turma do Girassol, entrei para dar uma olhada rápida, mas não deu, fiquei um tempo lendo e admirando algumas das últimas postagens. Já conheco o blog da Rosemeire e sei que ela faz uma trabalho magnifico com seus alunos.
Gente! fiquei encantada com a última postagem, entrem no blog com tempo para navegar em todas elas, vale a pena, você verá que ótimo trabalho podemos realizar com nossos alunos com a literatura infantil.
Eu indico e recomendo, é só entrar neste link.
Até mais, beijos da Zélia.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Literatura Infantil: A Vaca Rebeca








clique no link abaixo para levar o livro:



http://www.4shared.com/file/9z6yhbBm/A_Vaca_Rebeca.html

Boa noite! Este livro é ótimo, tanto o texto, como as imagens. Todos os anos eu leio esta história para meus alunos e eles gostam muito. Procuro enfatizar a sonorização das palavras pois é um texto curto e que trabalha com rima.
Quando leio o livro, já falei e trabalhei com rima anteriormente, então enfantizando a leitura pergunto à eles o que perceberam quando eu estava lendo a história para eles e geralmente a maioria percebe a rima nas palavras.
Este é um texto muito legal para trabalhar com as crianças, pois é engraçado e vc pode explorar bastante oralmente com eles sobre vários assuntos.
Além de trabalhar oralmente, é um texto adequado para trabalhar com a estrutura do texto (tipologia textual).
Fica aí também, uma sugestão para trabalhar com o Projeto Animais, não esquecendo de fazer uma abordagem interdiscplinar. Beijos. Zélia.


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Hoje é um dia especial.....

MEU ANIVERSÁRIO!!!!


recados para orkut

Super recados de Hoje é Meu Aniversário! Basta um clique!



Boa noite amigos, hoje é um dia especial para mim, é o meu aniversário, quantos anos? Bem, isso não importa, o que interessa é que foram bem vividos, pelo menos eu espero que sim.
Hoje aconteceu algo muito legal. Estou afastada da escola há quase 2 meses, por causa do meu querido pé quebrado, e ontem, a minha supervisora pediu que eu fosse hoje até a escola para assinar alguns documentos da avaliação funcional. Achei estranho, mas fui até lá.
Que delicia! foi uma festa surpresa para mim. Fiquei muito feliz, porque senti muito amor por parte das minhas amigas e companheiras de trabalho e principalmente das minhas lindas crianças, fui muito beijada e abraçada, recebi muiiiito amor e carinho, valeu a pena. Às vezes a saudade é muito boa, porque no dia-a-dia, no corre-corre, nos esquecemos de dizer coisas boas para as pessoas que gostamos, de beijar e abraçar, mas quando ficamos longe e bate a saudade, então no reencontro falamos e fazemos tudo que temos vontade.
Não adianta, não aprendemos a lição, o tempo passa e continuamos a fazer as mesmas coisas até que a saudade bata à nossa porta novamente. Somos humanos e erraremos sempre.
Há algum tempo atrás eu não gostava muito de fazer aniversário, ficar mais velha, mas agora, estou pensando diferente. É uma bênção poder usufruir de mais um ano com as pessoas que amamos.As rugas e cabelos brancos, deixa pra lá, vamos pintando o cabelo, pena que a cirurgia plástica é tão cara, se não fosse faria também.
Amo a vida e peço a Deus poder estar aqui, com saúde, para poder ver meus filhos crescer, casar, me dar netos e bisnetos.
Tchau pessoal e até mais.