sábado, 28 de abril de 2012

Experimentos para o ensino de Ciências na Educação Infantil e Séries Iniciais. Parte 2

Outras atividades de Ciências
Experimentos para o ensino de Ciências na Educação Infantil e Séries Iniciais.



Experimento 01 

Experimento 02


Experimento 03


Experimento 04


Experimento 05


Experimento 06


Fonte: Coleção Educação Infantil Especial, Atividades de Ciências e sua importância na educação infantil.
Editora Minuano Cultural.



Tchau! Bom final de semana!!! 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Atividades para o Dia das Mães




Salve as imagens em seu computador e ultilize o zoom para melhor visualizar o texto.






Projeto para o Dia das Mães





Salve as imagens em seu computador e ultilize o zoom para melhor visualizar o texto.


sábado, 21 de abril de 2012

Experimentos para o ensino de Ciências na Educação Infantil e Séries Iniciais.

Experimento: Afunda ou flutua?

Experimento: Taça cantante 

Experimento: Feijãozinho no algodão

Fonte: Coleção Educação Infantil Especial, Atividades de Ciências e sua importância na educação infantil.
Editora Minuano Cultural.

Olá! Comprei uma revista muito boa para trabalhar os conteúdos de ciências, de forma divertida,  com as crianças da Educação Infantil e para as Séries Iniciais.  
Nós, professores alfabetizadores e da Educação Infantil, muitas vezes não damos muita atenção para os conteúdos de ciências, porque na expectativa de alfabetizar, priorizamos o letramento em língua portuguesa e matemática e deixamos as outras áreas de ensino para as séries seguintes. Mas podemos ensinar esses conteúdos de uma forma divertida e  que desperte a curiosidade dos pequenos, além de trabalharmos com os conteúdos de matemática e língua portuguesa de uma forma interdisciplinar.
Por exemplo, depois dos experimentos, fazer um relatório (coletivo ou individual)  sobre o que foi realizado.
Vou deixar o nome da revista, porque acho que vale a pena ter em mãos.
Ah! Fiz um trato, financeiro,com meu filho Vitor, ele vai escanear minhas revistas e postar aqui nos meus blogs, que esta tão abandonados, devido a minha falta de tempo. Espero que dê certo, então vocês irão encontrar novas postagens em breve. O Vitor me diz que falo demais ou melhor, escrevo demais aqui nos blogs, então as postagens estarão sem meus comentários, beijos e até mais.   

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Provinha Brasil 2012


Cerca de 7 milhões de crianças de 8 anos, segundo estimativa do Ministério da Educação (MEC), devem participar no ano que vem da nova versão da Provinha Brasil – que irá avaliar o nível de alfabetização dos estudantes nessa faixa etária. O exame era aplicado a alunos do 2° ano do ensino fundamental e servia como diagnóstico interno para o professor conhecer o nível de aprendizagem de seus alunos, sem divulgação dos resultados. Mas, nesta semana, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o exame será reformulado para que se tenha um panorama da alfabetização no país.

A prova será um dos principais instrumentos do futuro programa Alfabetização na Idade Certa, que o MEC pretende lançar. Até este ano, a primeira avaliação “pra valer” que os alunos do ensino fundamental participavam era a Prova Brasil, aplicada no 5° ano, cujos resultados compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que determina a qualidade de ensino oferecido pelas escolas e pela rede de ensino do país.

Para a diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, é importante avaliar as crianças mais cedo para que possíveis problemas sejam detectados precocemente. “Apoiamos a iniciativa porque para fazer um programa que objetiva alfabetizar as crianças na idade certa é necessário um bom diagnóstico. Para a criança aprender na série seguinte ela tem que estar completamente alfabetizada até o final do 2° ano”, defende Priscila.

No ano passado, o Todos pela Educação aplicou um exame amostral para aferir a alfabetização de alunos da mesma faixa etária. Os resultados da Prova ABC apontaram que mais de 40% dos alunos que concluíram o 3° ano do ensino fundamental não tinham a capacidade de leitura esperada para essa etapa.

Para a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a mudança no perfil da Provinha Brasil pode ter bons resultados nas redes de ensino, a depender da forma como for organizada. A entidade defende que a prova seja aplicada somente aos alunos do 3° ano e não para os do 2º ano, como era feito até o ano passado. Isso porque no 2° ano a criança teria ainda 7 anos e estaria no meio do processo de alfabetização. O MEC ainda não definiu a amostra, mas o mais provável é que participem da Provinha alunos do 2° e do 3° ano que tenham 8 anos de idade.

“Quando a avaliação é bem utilizada serve para planejar a ação das secretarias e estimula os professores para que busquem novas estratégias”, acredita Cleuza Repulho, presidente da Undime.

O principal indicador educacional do país atualmente, o Ideb, permite atribuir uma nota a cada escola, rede de ensino e estado, além de uma média nacional. O MEC ainda não informou se os resultados da Provinha Brasil chegarão a esse nível de detalhamento – não se sabe, por exemplo, se cada escola terá sua taxa de alfabetização individual.

Priscilla Cruz, do Todos pela Educação, defende que os dados sejam “mais abertos” para que o governo possa pensar em políticas “personalizadas” para as diferentes realidades.

“Isso fará com que o governo possa ter políticas de apoio de acordo com as diferentes situações e não um pacotão pronto, já que a desigualdade educacional é muito acentuada no país. É preciso atuar de forma mais cirúrgica, afinal não temos um 'aluno médio' ou um 'município médio'”, compara.

Fonte:Texto retirado do site 180 graus.




Olá! Eu estava curiosa para saber quando seria enviada para as escolas, a Provinha Brasil - 2012, que seria aplicada aos alunos do 2ºano. Estou novamente na supervisão neste período letivo e minhas preocupações mudaram desde que saí de sala de aula no início de 2011. Antes minhas expectativas estavam em quantos alunos estariam alfabetizados ou não, e o que fazer diante o resultado, agora as expectativas são maiores pois abrange as turmas de EI, 1º e 2º anos.
Então, como estava falando antes, procurando aqui na net, achei este texto sobre o assunto, em um dos trechos fala sobre a possível mudança na  aplicação da Provinha Brasil, vale a pena ler.
Concordo com o pensamento da Undime sobre a provinha ser aplicada aos alunos do 3ºano, porque no 2º ano os alunos ainda estão em processo de alfabetização e também com o corte etário, muito novas.
Na minha escola, tem alunos do 2ºano que completaram 7 anos recentemente. E com a avaliação no início do período letivo do 2ºano  causa uma ansiedade muito grande nas professoras, porque nem todos os alunos saem alfabetizados ao final do 1ºano. 
Bem, vamos esperar para ver o que vai dar...
Tchau!!! Bom feriado!!!!